segunda-feira, 7 de março de 2011

Tema de estudo Prece.

 "Senhor, ensina-nos a oferecer-te o coração puro e o pensamento elevado na oração.
Ajuda-nos a pedir, em Teu nome, para que a força de nossos desejos não perturbe a
execução de teus desígnios. Ampara-nos, a fim de que o nosso sentimento se harmonize com
a tua vontade e que possamos, cada dia, ser instrumentos vivos e operosos da paz e do
amor, do aperfeiçoamento e da alegria, de acordo com a tua Lei.
                                                              Assim seja.”    MEIMEI




Orar é o ato de dirigirmos nosso pensamento a Deus para adorá-lo, agradecer-lhe o bem que nos faz ou pedir-lhe o que necessitamos.

Quando orarmos é bom escolher um lugar sossegado e, pensando firmemente em Deus, pronunciar a nossa prece. Entretanto, podemos orar em qualquer parte, porque Deus estando em todos os lugares sempre ouve a nossa prece.

A oração deve ser feita com palavras simples e sincera; Deus somente atende aos que oram com sinceridade e confiança.


Antes da oração precisamos purificar os nossos pensamentos; se tivermos prejudicado ou ofendido um nosso próximo, devemos ir pedir-lhe que nos perdoe; se alguém nos ofender ou prejudicar, nós devemos perdoá-lo de todo o coração e esquecer completamente o mal que nos fez; depois, com a consciência em paz podemos orar.

Em nossas orações devemos pedir a Deus que nos auxilie na vida, desvie-nos do mal, torne-nos humildes e bondosos e nos conceda coisas úteis ao nosso progresso espiritual.

A prece sempre nos beneficia; fortifica nosso espírito; dá-nos resignação e paciência; conforta-nos nas horas de sofrimento; livra-nos do desânimo.

Temos também o sagrado dever de orar a Deus pedindo-lhe pelos nossos irmãos que sofrem; pelos doentes; pelos ignorantes e maus; pelos nossos inimigos; pelos nossos entes queridos que já deixaram esta vida.

É bom adquirirmos o hábito de orar todos os dias às mesmas horas; ao acordar de manhã, nosso primeiro cuidado deve ser orar agradecendo ao Pai a noite que nos deu e pedindo-lhe que nos livre do mal durante o dia; ao meio-dia devemos pedir a Deus que, em sua misericórdia, alivie o sofrimento dos que estão nos hospitais, nas cadeias, nos leprosários, nos manicómios, nos asilos. Antes de dormir oremos a Jesus pedindo-lhe que nos dê a sabedoria e nos ensine a ser compassivo como ele o foi.

Lembremos de que Deus atende aos nossos pedidos se estes pedidos forem justos e servirem para o nosso progresso ou para aliviar a dor dos que sofrem.

E para que alcancemos uma graça de Deus é preciso que nós nos esforcemos por merecê-la; sem merecimento nada se alcança.

Peçamos sempre para os outros. O que pedirmos a Deus para nossos irmãos, isso mesmo Deus dará a nós também.  

EXTRAÍDO DO LIVRO 52 LIÇOES DE CATECISMO ESPÍRITA (Eliseu Rigonatti)

PRECE
 
É o orvalho divino que aplaca as nossas chagas mais  íntimas.  Pela prece nos colocamos em relação com Deus  para  um pedido,  um  agradecimento ou um louvor(louvar é reconher e ser agradecido). A prece,  enfim, resume todas as nossas aspirações humanas e divinas. 

EXEMPLOS DE PRECES : AGRADECIMENTO, PEDIDO E LOUVOR
 
(agradecimento):  Obrigado Papai do Céu, pela minha casinha, pela mamãe, pela comidinha que nunca falta na minha mesa. Pela roupinha quentinha ea caminha gostosa. Obrigada Papai do Céu, eu sou muito feliz por tudo que o Senhor me dá.


(pedido):  Papai do céu, a minha mãezinha está doentinha, eu queria pedir para o Senhor curar ela.
Ajuda minha mãezinha Papai do Céu, ela sempre foi tão boa para mim, eu sei que o Senhor sempre
ouve nossas preces, por isso estou te pedindo, ajuda minha mãezinha a ficar boa.

(louvor):  Oh Papai do Céu! Como És bom! Como é maravilhoso o mundo que nos deste para viver.
Como o Senhor é sábio, tudo aqui está no lugar certo. Te louvo, Papai do Céu, por seres tão
maravilhoso.


O essencial não é orar muito, ma orar bem.
Coversando com Deus, pedindo com o coração, com verdade !
As boas ações são as melhores preces, pois os atos valem mais que as palavras.


Lendo uma historinha...


Prece é um ato de adoração.
Orar a Deus é pensar Nele é aproximar-se Dele. É estar em comunicação com Ele.
Pela prece o homem atrai ajuda dos bons espíritos, que vem sustentá-los nas boas resoluções e inspirar-lhe bons pensamentos.
Assim adquire a força necessária para vencer as dificuldades e entrar no bom caminho, se deste houver se afastado
A oração não nos livra das lutas, mas nos torna fortes contra o mal.
      — O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas julgam que todo o mérito está na extensão da prece e fecham, os olhos para os seus próprios defeitos. A prece é para elas uma ocupação, um emprego do tempo, mas não um estudo de si mesmas. Não é o remédio que é ineficaz, neste caso, mas a maneira de aplicá-lo.
ajuda-nos a passar por elas corajosamente.
Considerada sob o ponto de vista espiritual, é uma emanação dos mais puros fluidos.
É uma magnetização moral, operando-se a distância emitindo fluidos sutis, que enviados pela força da vontade, do amor, vão envolver aquele por quem se ora, fortalece-lhe o espírito e esclarecê-lo.
A prece é o traço de luz que une as almas que se amam, onde quer que se encontrem.

TODAS AS PRECES SÃO BOAS QUANDO VINDAS DO CORAÇÃO
Se você orar e não entender as palavras da sua oração ela não ira tocar seu coração!

Sinto muito, mas sua oração não terá valor algum, mesmo que você repita 1000 vezes as mesmas palavras.
É necessário você entender tudo aquilo que esta falando quando ora.

Há preces decoradas como Pai Nosso , Ave Maria e muitas outras.

Também há preces espontâneas.É quando conversamos com Deus, falando de nossos problemas, pedindo por alguém ou agradecendo por tudo de bom que ele nos dá.
Mas qualquer prece só tem valor se forem feitas com sentimentos.
 
Deus ouve somente as preces sinceras aquelas que tocam nosso coração quando a fazemos.

Reflita neste exemplo: Pegue dois pedaços de chocolate do mesmo tamanho.
Agora coloque um deles na sua boca e engula de uma vez!
Agora pegue o outro pedaço de chocolate, coloque em sua boca e saboreie até ele se desmanchar por completo.
...Fez isso?
Agora me responda: Qual pedaço você conseguiu sentir melhor o sabor. O primeiro pedaço ou o segundo?
.... O segundo não é mesmo!
Pois com as prece acontece  assim. Você precisa falar cada frase de sua prece (que é uma conversa com Deus ou com seu anjo da guarda) devarinho para que acha sentimento, para que sinta aquele calorzinho gostoso no coração. 
Aí sim! Sua prece seja ouvida e respondida com o que for melhor para você.
LENDO UMA HISTORINHA ...
O Anjo da Guarda

SUGESTÃO PARA O TRABALHO COM A JUVENTUDE NO TEMA PRECE:
Ouvir a  música "Se eu quiser falar com Deus" - Giberto Gil
Diálogo aberto

Sugestão para a Juventude


Oração – É a terapia da mente. Sem oração dificilmente recolheremos os germens divinos do bem que constituem as correntes de Energia Superior da Vida. Através dela, igualmente, despertamos na intimidade forças nobres que se encontram adormecidas ou sufocadas pelos nossos descuidos de cada dia.*

Leia também : O ESPIRITISMO E A PRECE

BIBLIOGRAFIA:
•    52 LIÇOES DE CATECISMO ESPÍRITA (Eliseu Rigonatti). www.ceismael.com.br/tema/prece.htm
•    Orações Diárias para os pequeninos (Márcia Maria Villanacci Braga ) Cap. 1.
•    CVDEE – Centro Virtual de divulgação e Estudo do Espiritismo     
•    Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec).
*Livro: Reforma Íntima Sem martírio - espírito Ermance Dufaux - psicografia Wanderley Soares de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...