segunda-feira, 16 de maio de 2011

Regras de Conduta - Conduta Moral

Aula: Regras de Conduta/ Conduta Moral
Aula para faixa etária de 04 a 12.

OBJETIVO: Concientização da importância das regras e deveres em nossa vida. 
  
ABERTURA DOS TRABALHOS: Relaxamento: Pedindo que se acomodem na cadeira, ficando à vontade. Em seguida que acalmem seu espírito esquecendo tudo que aconteceu durante o dia, respirando profundamente e lentamente até conseguir sentir as batidas de seu coração. Faça uma Prece agradecendo a Deus pelo dia.. Fazer a prece Pai Nosso e ave Maria dando início aos trabalhos.
AULA:
Colar no quadro figuras Ex: Trânsito . Escola. Casa. Centro Espírita.
Começando pela figura de trânsito: Quais as coisas que devemos fazer de certo no trânsito e quais as coisas erradas, que não devemos fazer?
Aguarde as crianças darem várias  sugestões, anote no quadro, acrescente algumas e comente cada uma. Frise que todas as vezes que seguimos as regras de trânsito menos acidentes causamos e mais qualidade de vida conseguimos.
Assim que perceber que se esgotou as ideias passe para a figura seguinte:


Escola: Faça a mesma pergunta: O que devemos fazer e o que não devemos fazer  na escola? ... Escreva no quadro as sugestões, comente cada uma. Sempre frisando que todas as vezes que seguimos as regras de conduta,  tudo dá certo e quando não seguimos tudo dá errado.
Em Casa: Agora use a palavra Regras de Conduta: Faça a pergunta: Quais as regra de conduta em casa? anote e comente cada sugestões.


Segue até chegar no Centro Espírita - Esse é o ponto chave da aula. Faça a mesma pergunta: Quais as regras de conduta que devemos seguir aqui no Centro Espírita?
Resumindo você perceberá que as crianças sabem muito bem as regras de conduta. Sabem o certo e o errado. Agora o objetivo da aula é mostrar como elas devem lidar com situções quando se deparam com crianças que não seguem as regras.
Fazer igual ou não!
Somente sentindo a importância da conduta moral é que as crianças  saberão qual escolha fazer.  Saberão como dizer não!
Nosso papel é mostrar que aquelas crianças que fazem o que não podem, não sabem o quanto as regras de conduta são importântes na vida, e que devem respeitá-la pois um dia elas aprenderão que as regras devem ser seguidas pois, são para o bem (viram vários exemplos) E que nós não devemos fazer e nem revidar da mesma maneira, porque já aprendemos a importância da CONDUTA MORAL. 
ATIVIDADE:  Desenho livre


NOSSO QUADRO DE IMAGENS
Quadro de metal onde trabalhamos  os temas de nossas aulinhas.
Usamos desenhos feitos no papel e colados em folha imantada.




Por Elaine Saes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...