quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O HOMEM E A IMORTALIDADE - Caibar Schutel






Sendo a religião uma ciência que nos ensina os nossos destinos depois da morte, qual é a natureza íntima do homem? O homem é apenas corpo?
Não, o corpo humano não é mais do que o instrumento de que o Espírito se serve neste mundo para trabalhar pelo seu adiantamento. Por ocasião da morte, o “homem espiritual” abandona o corpo como nós fazemos à roupa velha.

Então é ao “homem espiritual” que dão o nome de Espírito?
Perfeitamente. Todas as criaturas são Espíritos revestidos de corpos carnais.

Neste caso, o Espírito não nasceu quando o corpo nasceu?
O Espírito vive antes, no espaço, e se encarna no nosso e em outros mundos tantas vezes quantas forem necessárias ao adiantamento.

Os animais também são Espíritos?
Também, mas muito mais atrasados que o homem, embora imortais e suscetíveis ao aperfeiçoamento, pois o progresso é uma lei de Deus, e, sendo os animais criaturas de Deus, não seria justo que Deus os criasse para deixá-los morrer para sempre. (1)


(1) Embora a palavra Espírito seja quase sempre utilizada para designar a criatura humana quando desencarnada, sua utilização no tocante aos animais também desencarnados é encontrada na obra de Allan Kardec, como podemos verificar na Revue Spirite de 1861, tradução publicada pela Edicel, pp. 227 a 229; na Revue Spirite de 1865, Edicel, pp. 128 e 129;  e em O Livro dos Médiuns, cap. XXV, item 283, pergunta 36ª.

Sobre a presença de Espíritos de animais no plano espiritual, veja “O Espiritismo responde” da edição 266, de 24/6/2012, da revista “O Consolador”. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/266/oespiritismoresponde.html


Como pode um Espírito viver no outro mundo sem corpo?
O Espírito tem corpo de uma matéria fluídica e quanto mais adiantado ele é tanto mais fino e brilhante é o corpo que o reveste.

Neste caso os Espíritos reconhecem-se uns aos outros?
Sim, visto que têm corpo. Reconhecem-se como nós reconhecemos os parentes e amigos.

Até os Espíritos dos animais têm corpo?
Têm-no, semelhante, na aparência, ao corpo que tinham na Terra. É a esse corpo que damos o nome de perispírito.

Os Espíritos andam mais depressa do que nós?
Muito mais depressa do que os nossos mais velozes veículos e aviões; transportam-se de um a outro lugar com uma velocidade incrível, como a do pensamento, conforme o grau de adiantamento e a tarefa que tiverem no Espaço.

Por que não vemos os Espíritos?
Pela imperfeição dos nossos órgãos visuais, assim como não vemos também o ar que respiramos e as estrelas à luz intensa do Sol.

Os Espíritos foram criados bons ou maus?
Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes; cada um chega mais ou menos depressa à perfeição, conforme o uso que faz da sua liberdade.

Quer isto dizer que não existem anjos e diabos conforme ensinam as seitas religiosas?
Perfeitamente: assim como não existem penas    eternas e inferno.
E aqueles que praticam o mal aqui?
Sofrem na outra vida o castigo desse mal e se encarnam novamente para reparar as faltas cometidas.

O Espírito pode então durar 1.000 ou 2.000 anos?
Milhares de milhares de quatrilhões, de sextilhões de anos. O Espírito nunca morre, o Universo é infinito e o Espírito é imortal: quanto mais vive, mais sábio e mais feliz se torna, mais liberdade tem para ir aonde quer; mais conhece e aprecia as obras da Criação. 

Extraído do Livro Espiritismo para criança - Caibar Schutel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...