domingo, 10 de março de 2019

O CRISTÃO NO LAR - O Lar e o Trabalho Doutrinário


Muitos de nós, atendendo aos impulsos idealistas do trabalho doutrinário nos diversos campos de serviço ao próximo, envolvidos no entusiasmo que os nossos corações, à semelhança do viajor que, perdido no deserto árido da ociosidade, encontra no oásis o líquido balsamizante para saciar a sede, à sombra da proteção e do aconchego dos Amigos Espirituais, somos assim inclinados a dedicar a maior parte de nosso tempo disponível, ao trabalho desinteressado que tanto nos edifica.

Absorvemo-nos, às vezes, nas nossas ocupações idealistas, afastando-nos momentaneamente dos compromissos primeiros com aqueles mais próximos, no convívio familiar, alegando para nós mesmos, as justificativas de ordem superior, pautadas no exemplo dos pioneiros da Cristandade.

Todo trabalho idealista, realizado com o coração desinteressado, é antes de tudo a sustentação sutil para o trabalho mais profundo de transformação interior, na nossa realidade presente, à qual estamos condicionados pela lei de causa e efeito. A evolução é sempre lenta e progressiva, realizada com muito trabalho e paciência. E se atendemos aos nossos melhores impulsos de servir ao Divino Mestre, a serenidade e o equilíbrio nos evidenciam que esse mesmo serviço inicia-se com aqueles que a própria Providencia Divina nos uniu sob um mesmo teto.

Quando buscamos acariciar aqueles pequeninos necessitados na nossa atividade social, observemos primeiramente se aqueles que em casa deixamos chorando, já foram supridos com  as nossos atenções orientadoras cristãs.

Quando nos deslocamos, para levar a nossa palavra às assembleias reunidas para receber os chamados evangélicos, meditemos se já transmitimos aos poucos que nos circundam no lar, o carinho e os ensinamentos do Sublime Peregrino.

Quando nos empenhamos em oferecer as nossas energias nos trabalhos de assistências espirituais, revitalizando pelos passes os que carecem do equilíbrio físico e espiritual, analisemos se já distribuímos a confiança e o ânimo aos abrigados no mesmo ninho que, nas depressões, abrem as portas às enfermidades.

Para alçar os voos mais altos, é necessário que construamos, com o nosso trabalho, as asas elevadoras, igualmente fortificadas na dedicação ao próximo, de dentro e de fora de nosso meio doméstico. Pois,na ordem de nossas obrigações, ambos não podem se esquecidos.

Extraído do livro Iniciação Espírita - Ed. Aliança - Cap O CRISTÃO NO LAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...