domingo, 9 de junho de 2019

É PRECISO FORMENTAR A RESILIÊNCIA NAS CRIANÇAS

“Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar aprovação dos adultos a cada passo.” Maria Montessori

Crianças passam por momentos difíceis de conviver e de superar. Por isso é tão importante que a resiliência infantil seja ensinada – e isso porque a resiliência não é inata no ser humano e, em consequência, deve ser estimulada desde tenra idade.
Mas, afinal, como ensinar resiliência para uma criança?
Em casa, a rotina é fundamental, porque apenas dessa maneira a criança conseguirá, em um ambiente seguro e estável, elaborar suas próprias ações – o café da manhã, o período do dia destinado para o brincar livre, o momento de fazer a tarefa da escola, a hora do banho, a história na hora de dormir etc.
Considerando que educar é incentivar o desenvolvimento do ser humano, os pais ajudam os filhos a crescerem mais fortes emocionalmente quando ensinam que, no dia a dia, dificuldades surgem, mas com calma e paciência é possível superá-las. Além disso, lançar mão de contos e histórias que exemplificam superação de percalços e persistência diante de obstáculos favorece uma boa educação emocional.
De outro lado, ser resiliente não significa que a criança não vá sentir angústia, medo ou, ainda, experimentar decepção. Sentir emoções desagradáveis, ser obrigado a tolerar frustração, tudo isso, na realidade, integra o desenvolvimento do ser humano. Errar participa do cotidiano das pessoas, perder é inevitável e aprender a lidar com situações difíceis nos faz mais resilientes. O que é essencial, então, na infância? Ensinar aos filhos, desde pequenos, que alguns dias são melhores do que outros e, ainda, as situações problemáticas são uma excelente oportunidade para o aprendizado de coisas novas.

Notinhas
Em palavras simples, resiliência é a capacidade de enfrentar as dificuldades da vida e superá-las, transformando-as em lições de crescimento e aprendizagem (conquistas para o espírito).
Para estimular a resiliência na criança, motive-a a ajudar os outros (em casa e na escola); na hora das refeições, explique a ela por que é saudável comer legumes, hortaliças, ovos, frutas etc., pois isso lhe transmitirá a importância de aprender a se cuidar; depois de estudar, ensine seu filho ou sua filha o descanso, que é tão valioso quanto o trabalho.


por Eugênia Pickina
extráido http://www.oconsolador.com.br/ano13/622/cincomarias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...