sábado, 6 de outubro de 2012

A Prece


O ESPIRITISMO E A PRECE
A compreensão espírita do que seja a prece repousa necessariamente sobre a concepção espírita de Deus.
Se do à prece um estado em que os Espíritos buscam comunicar-se com Deus, o modo como o espírita ora.
Depende de como ele crê em Deus, e uma noção equivocada de Deus logicamente distorce os objetivos da prece.
A prece, constituindo-se em ligação com o Criador ou com Espíritos Superiores, seus mensageiros, sempre se constitui em alimento para almas famintas, alívio para os enfermos, serenidade para os aflitos, desde que imbuída de sentimentos verdadeiros. Aliás, a pureza é o elemento mais importante de uma prece, sendo secundárias as palavras e fórmulas escolhidas.
Sabendo que Deus é todo-poderoso, imutável, eterno, soberanamente justo e bom, criador de leis que governam sabiamente a vida em todos os níveis, jamais poderão nossas preces pretender resultados que neguem seus atributos, sob pena de simplesmente não serem atendidas.
Eis porque as coisas que pedimos em função do egoísmo, do orgulho e da manutenção de nossas vaidades, não nos são concedidas. Mas podemos contar com tudo que necessitamos para nosso progresso espiritual: boas inspirações, lucidez, aprendizado, serenidade, oportunidades.
A prece além do fortalecimento íntimo que proporciona, é uma expressão de nosso livre-arbítrio, solicitando a Deus que aja em nossas vidas para favorecer nossos processos internos de reflexão e amadurecimento, quando por eles nos decidimos. E pressupõe uma elevação de nossos padrões vibratórios, que nos torna acessíveis às intuições dos bons Espíritos.
Contudo, isto não pode acontecer quando nossas preces são a simples recitação de textos prontos, repetições que não exprimem sentimentos, ou reproduções de frases decoradas, anos a fio, por mera formalidade ou desencargo de consciência.
A prece é eficaz, quando a cada palavra corresponde um sentimento ou desejo que emerge do mais fundo de nossas almas. Só assim ela pode criar a ligação fluídica necessária para atingir seus resultados em nossas vidas ou nas vidas daqueles por quem pedimos. Feita deste modo, ela cabe em todo lugar, a qualquer momento, perante qualquer situação, seja íntima ou compartilhada com outras pessoas.
Rita Foelker

Agradecimento à Raimundo Almeida - grupo aberto - Espiritismo Portugal . 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...