O que se entende por geração? E geração nova? Haverá cataclismo? O
Planeta Terra desaparecerá? Como interpretar as profecias acerca do fim do
mundo? Dividimos o tema em três partes, a saber: a geração nova, a educação
para o futuro e as perspectivas do futuro.
2. CONCEITO
Geração – Ação ou efeito de gerar. Produção de novo ser semelhante
àquele que o origina. É a ação de gerar equivalendo à função biológica de
reprodução. Desde Aristóteles e até o século XVII admitia-se a teoria da
geração espontânea, a partir da matéria inerte, para os animais inferiores,
como insetos, vermes ou até ratos. Em 1860, Pasteur a refutou em termos
científicos. Segundo a moderna concepção biológica, efetivamente, não há
vida antecedente e a geração é uma reprodução. (Enciclopédia Verbo da
Sociedade e do Estado)
Geração nova – É a humanidade regenerada em que a inteligência e a
razão caminham irmanadas com o sentimento inato do bem.
Educação – É a transmissão de valores e conhecimento acumulado de
uma sociedade. Etimologicamente, provém de duas raízes: 1ª) educare -
criar, alimentar; 2ª) educere - direção para fora (mais antigo). Daí
surgem dois conceitos diversos e opostos de educação, ou seja, um de
fora para dentro (Magister Dixit) - ensino autoritário; outro,
de dentro para fora - liberalismo.
3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Geração Nova é um sub-tema do capítulo XVIII, São Chegados
os Tempos, do livro A Gênese, de Allan Kardec. Quando os tempos
chegarem, haverá grandes acontecimentos para a regeneração da humanidade.
Aos incrédulos, nada diz; aos crentes, algo de místico, de sobrenatural.
Allan Kardec quer provar que as duas interpretações estão erradas. Ele diz:
"A primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque
tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas o
cumprimento dessas leis".
4. GERAÇÃO NOVA
4.1. SINAIS PRECURSORES
Ouve-se, em todas as partes do mundo, que os tempos são chegados e que
grandes acontecimentos ocasionarão a regeneração da humanidade: guerra e
rumores de guerra; irmão se levantará contra o irmão; abominação da
desolação; choro e ranger de dentes; filhos e filhas profetizarão.
Mateus, no capítulo 24, versículos 11 a 14, diz: "Levantar-se-ão muitos
falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; – e, porque abundará a
iniqüidade, a caridade de muitos esfriará; – mas aquele que perseverar até o
fim será salvo. E este Evangelho do reino será pregado em toda a Terra, para
servir de testemunho a todas as nações. É então que o fim chegará".
4.2. GERAÇÃO NOVA VERSUS GERAÇÃO VELHA
A geração nova caracteriza-se pela aquisição da inteligência e da
razão, ainda incipientes, juntas ao sentimento inato do bem. Não se
comporá exclusivamente de Espíritos superiores, mas daqueles que já tenham
feito algum progresso moral e intelectual e se acham em condições de dar
continuidade ao progresso já alcançado.
A geração velha, composta de Espíritos atrasados, caracteriza-se
pela revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder
superior aos poderes humanos. Neles há a propensão instintiva para as
paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de
orgulho, de inveja, de vaidade etc.
4.3. OS TEMPOS SÃO CHEGADOS
Chegado o tempo, haverá grande emigração de Espíritos. Os Espíritos que
praticam o mal pelo mal serão recambiados para outros orbes, mais
inferiores do que o Planeta Terra. É da lei do progresso que essas coisas
acontecem. É que o Planeta Terra também está passando por uma transformação,
ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração. Neste
novo mundo, os Espíritos recalcitrantes no mal não terão mais vez e
precisarão ir para outro lugar, para não atrapalhar o progresso dos que aqui
estarão reencarnados.
Exemplificando: suponha uma comunidade, composta, na sua maioria, de
homens turbulentos e indisciplinados, cuja lei penal é difícil de se colocar
em prática. Os bons se vêem tolhidos e impossibilitados de agirem em prol do
bem. Suponha, por sua vez, que esses Espíritos, voltados ao mal, vão
desencarnando 1 a 1, 10 a 10, 100 a 100. Ao mesmo tempo, eles vão sendo
substituídos pela reencarnação de Espíritos bons. O que acontecerá? Em pouco
tempo teremos uma população totalmente renovada para o bem. (Kardec, 1975,
cap. XVIII)
5. EDUCAR PARA O FUTURO
5.1. MUDANÇA DE PARADIGMA
O presente deve ser uma antevisão do futuro e não uma extensão do
passado. No passado há paradigmas, que são modelos de pensamentos que nos
serviram em um dado momento. Thomas Kuhn, em Estrutura das Revoluções
Científicas, diz que os paradigmas não são corrigidos pela "ciência
normal"; esta apenas identifica anomalias e crises. De acordo com Kuhn, a
mudança de paradigma se dá por uma alteração abrupta, por um salto, por um
insight. Em realidade, espelha mais uma nova visão de mundo, totalmente
diferente daquela que perdurava até então.
5.2. MODUS OPERANDI
A educação do futuro deve versar sobre o questionamento e a
tomada de consciência de si mesmo. Com isso, teremos que buscar novas
fontes de informação, novos rumos para o nosso progresso moral e
intelectual. O ser humano não poderá ficar na dependência do outro,
inclusive de livros que ditam as normas e os procedimentos de como atuar em
sociedade. A educação deve seguir o exemplo de Nietzsche, que orientava a
todos os seus leitores a abandonar o livro, depois de lido, tornando-o
dispensável como a comida que passa pelo nosso corpo.
Educar para o futuro é passar do ensino de massa para o ensino
personalizado, do aprendizado simples para o aprendizado múltiplo, da
passiva abertura de resposta para a ativa busca de respostas, do treinamento
em habilidades e conhecimentos formais para formação de atitudes e opiniões
que estimulem a procura do saber, de respostas decoradas para a compreensão
do problema e a estimulação ativa do intelecto. Em suma, é desespecializar o
cientista da imaginação científica. (Toffler, 1977)
5.3. PREPARAR AS CRIANÇAS E OS JOVENS
Para que o futuro se concretize, temos que educar as pessoas,
principalmente as crianças e os jovens, porque eles permanecerão mais tempo
no futuro. Teoricamente, os que estão acima do sessenta ou setenta anos,
viverão menos.
Presentemente, a educação deixa muito a desejar. Tirando um ou outro
caso, a maioria das escolas funciona como uma extensão da unidade familiar.
Segundo orientações da psicologia, antes de transmitirmos conteúdos,
devemos ensinar o aluno a se comportar como aluno, ou seja, ensinar-lhe o
que é ter colegas, o que é agir coletivamente, quais são as posturas físicas
e mentais que se relacionam com o conhecimento. A criança deve ser ensinada
a viver em harmonia com as diferenças.
Preparar o jovem para a geração nova é dar-lhe condições de escolher,
com responsabilidade, o seu futuro. Deve-se optar pela flexibilidade e não
pela imposição.
6. PERSPECTIVAS FUTURAS
6.1. ESBOÇAR IMAGENS OTIMISTAS
Projetar imagens otimistas aos jovens e aos adultos. Se esboçarmos um
mundo tenebroso, a criança vai se lançar ao mundo com essa visão. Como
formar um mundo melhor se a nossa mente tem-no como pior? O cérebro – um
poderoso reservatório de idéias e pensamentos – tem uma zona, denominada de
subconsciente, em que guardamos as lembranças do passado. Se as imagens
gravadas, na infância, são negativas, é possível que esta pessoa, na idade
adulta, tenha uma visão também negativa do mundo.
6.2. O BEM DEVE PREDOMINAR SOBRE O MAL
A geração nova mostra-nos que o bem deverá predominar sobre o mal. Como
plasmar esse novo mundo? Não é tarefa fácil, porque estamos vivendo no mundo
de provas e expiações, em que o mal predomina sobre o bem. Esse quadro se
reverterá, visto que o próprio Planeta Terra está passando por uma
transformação, ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de
regeneração, em que o bem predomina sobre o mal. Quer queiramos ou não,
teremos que conviver com uma maior quantidade de atos bons.
6.3. A UTOPIA DE UM NOVO MUNDO
A geração nova estará fundamentada nos preceitos evangélicos, inseridos
em nossa consciência como uma lei universal. A Lei de Justiça, Amor e
Caridade estará sendo praticada na sua maior expressão, porque quando as
pessoas se amarem em Cristo Jesus, não haverá mais guerras nem admoestações
ao próximo. Não haverá trabalho por fazer, porque cada ser humano irá
atender aos anseios da sua consciência bem formada. Não haverá a
desigualdade social, mas apenas a desigualdade de mérito. Essa geração nova
terá uma outra feição, pois os Espíritos estarão encarnados em corpos mais
leves que os atuais.
7. CONCLUSÃO
Nesse novo mundo, as pessoas sentir-se-ão como que transportadas para um
mundo feliz, para um mundo em que a beleza reina em toda a sua plenitude,
sem separação de raças, de povos, de sexo. Tudo é harmonia, tudo gira em
sintonia com as Leis de Deus.
8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o
Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.
POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo,
1986.
TOFFLER, A. Aprendendo para o Futuro. Tradução de Jorge Arnaldo
Fontes. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1977.
fonte http://www.ceismael.com.br/artigo/geracao-nova-educar-futuro.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.