domingo, 4 de fevereiro de 2018

Pequeno Espírita Sabe por que renascemos aqui na Terra?




Deus nos dá a existência para que possamos progredir no conhecimento e no sentimento, isto é, aprendendo e melhorando.

Conhecimento porque precisamos desenvolver a inteligência, adquirindo informações e aprendendo cada vez mais, sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas e o mundo que nos cerca. Esse aprendizado se faz não apenas com os ensinamentos que recebemos na escola, mas também através de livros, de filmes, de programas de televisão, de viagens e muito mais. É o mais fácil de adquirir, porque nos atinge de fora para dentro.

Precisamos também desenvolver os sentimentos, nos tornando pessoas melhores através da prática do amor, do perdão, do respeito ao próximo, da paciência e de tantas outras qualidades.

O progresso na área dos sentimentos, é o mais difícil de se conseguir, porque envolve a mudança interior do ser humano. Isto é, de dentro para fora. Esse aprendizado se inicia dentro da família, desde quando somos bem pequeninos.

A mamãe e o papai, com muito amor, nos ensinam como agir, mostrando o que podemos ou não podemos fazer, educando-nos moralmente par a vida. Dão-nos lições para toda a existência, especialmente através dos seus exemplos.

Orientam-nos em matéria de educação religiosa, e, através do Evangelho de Jesus, aprendendo a amar a Deus, nosso Pai, e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Muitas vezes, porém, somos rebeldes e não aceitamos as orientações que nos são dadas. Então, seguimos por um caminho de erros e desrespeito ao próximo e à natureza, causando danos aos que nos cercam, sejam humanos, animais ou plantas.

Então Deus, que é infinitamente bom e misericordioso, que sempre nos dá novas oportunidades para nos melhorarmos, usará de um método mais severo: o sofrimento.

Assim como os pais da Terra que, para curar os filhos doentes se utilizam de remédios mais amargos, até de uma injeção dolorida, o Pai Maior aplicará um remédio que nos causará dor e sofrimento, mas que nos propiciará a cura: pode ser uma doença, um susto, uma queda, um acidente, dando-nos  tempo suficiente para refletir em tudo que fazemos se arrepender dos erros, e nos tornarmos melhores.


Extraído do Jornal O Imortal – Março 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...