sábado, 26 de março de 2011

O Anjo de Guarda


Lendo uma historinha ...

Gilberto era um menino muito arteiro. Não era mau, mas vivia sempre pregando peças nas pessoas, provocando confusão na escola e assustando os irmãozinhos em casa.
Perto dele, ninguém tinha paz.
Quando entrava num lugar era recebido de má-vontade porque todos já sabiam que alguma ele iria aprontar.   
Dona Dalva, sua mãe, preocupava-se com o comportamento do filho, que não conseguia modificar.
Certo dia, conversando com uma amiga espírita, a mãe de Gilberto desabafou dizendo não estar mais agüentando as reclamações que lhe chegavam de todos os lados: dos vizinhos, da escola, dos parentes e dos amigos.
— Por que não experimenta mandá-lo às aulas de Moral Cristã no Centro Espírita do qual faço parte? — sugeriu a amiga.
— Será que adianta? — retrucou a mãe, em dúvida.
Com um sorriso sereno a amiga ponderou:
— Não custa experimentar! Você nada tem a perder, não é? Verei o que posso fazer.
Dalva pensou um pouco e reconheceu que a amiga Neide tinha razão. Ela era de outra religião, mas na verdade não participava, e seu filho crescia sem nenhum conceito religioso.
— Está bem. Onde fica esse Centro Espírita? — perguntou.
Após anotar o endereço, despediram-se e cada qual foi tratar de sua obrigações.       
No domingo, Dalva levou o garoto pontualmente no horário combinado. Algumas crianças, que já conheciam Gilberto da escola, torceram o nariz ao vê-lo, mas nada disseram.
Nesse dia, a professora Neide iria falar sobre o “Anjo de Guarda”. 
— Vocês sabiam que todos nós temos um Espírito de Luz, alguém interessado em nosso bem-estar e progresso, a quem Deus deu a missão de nos guiar e orientar na vida? — perguntou ela.
Uma das crianças comentou baixinho:
— Então, o Anjo de Guarda do Gilberto deve ser um “diabinho”!
Ouvindo, as outras crianças caíram na risada, e Gilberto reclamou:
— Olha aí, professora, essa menina está dizendo que vivo acompanhado por um “diabinho”!
A professora Neide colocou ordem na sala e repreendeu os alunos pelo desrespeito para com o novo coleguinha. Depois, explicou:
— Em primeiro lugar, é preciso que saibamos que “diabinho” não existe. O que existem são espíritos imperfeitos, ignorantes e que gostam de brincadeiras e de nos causar pequenos aborrecimentos e confusões. São chamados de espíritos “zombeteiros” ou “brincalhões”. Sempre que estão perto de nós, nos fazendo companhia, é sinal que não estamos agindo bem, porque é o nosso pensamento que os atrai. E quando isso acontece, o nosso Anjo de Guarda, que realmente nos ama e deseja o nosso bem, fica muito triste.
Gilberto prestava muita atenção no que a professora dizia. Ela falava de coisas interessantes e que ele desconhecia. Perguntou interessado:
— Quer dizer que existem mesmo “fantasmas”?
Os demais riram, divertidos, e a professora respondeu com seriedade:
— Não propriamente. Existem espíritos de pessoas que já viveram aqui na Terra e que já deixaram o corpo material, desencarnaram, como dizemos. Na verdade, ninguém morre. Somos todos espíritos imortais, criados para o progresso, e Deus, que é nosso Pai, nos dará sempre oportunidades para aprender e evoluir. Aqueles que já deixaram esta vida vão para o mundo espiritual, um outra realidade que coexiste conosco, sem que percebamos. Assim, como na Terra, uns são bons, outros indiferentes, malvados, estudiosos, brincalhões, e assim por diante.
Gilberto meditou um pouco, preocupado, depois perguntou:
— Então, meu avô também continua vivo?!...
— Sim, sem dúvida. E continua gostando de você do mesmo jeito, Gilberto, e certamente acompanha seu desenvolvimento com interesse.
Envergonhado, Gilberto abaixou a cabeça e não disse mais nada.
É que o avô era alguém a quem ele muito amava. Sofrera bastante com a morte do avozinho querido e custara  a aceitar o fato. Agora, sabê-lo vivo causava-lhe    
muita alegria, mas também o deixava apreensivo. Se o avô estava perto dele, não deveria estar gostando do seu comportamento.
Terminada a aula, Gilberto retornou para casa e sua mãezinha já percebeu a mudança no filho.  
Na hora do almoço a irmão mexeu com ele, e Gilberto não reagiu. Não perturbou ninguém nesse dia.
Na hora de dormir, a mãe o acompanhou ao quarto e notou, com surpresa, que ele fazia uma oração, coisa que não fazia parte dos seus hábitos diários.
— Obrigado, Jesus, por esse dia e ajuda-me para que eu seja um menino bonzinho. Ampara o papai, a mamãe e meus irmãozinhos, e que possamos todos viver em paz e alegria. Assim seja.
Sensibilizada, Dalva esperou que ele terminasse a oração e perguntou-lhe:
— Notei você muito pensativo hoje o dia inteiro, meu filho. Aconteceu alguma coisa?
Gilberto contou à mãe tudo o que aprendera na aula de evangelização e concluiu, arregalando os olhos expressivos:
— Já pensou, mamãe, como o vovô deve estar triste comigo? Não quero aborrecê-lo. Quero que se sinta orgulhoso de mim!
Surpresa com tudo o que o filho lhe contara, Dalva concordou com ele, agradecendo mentalmente a Deus o socorro que lhe enviara na pessoa da amiga Neide, tendo os olhos úmidos de emoção.
A partir daquele dia, Dalva também começou a freqüentar a Casa Espírita, reconhecendo a importância do conhecimento espírita nas pessoas e o bem que isso fizera a seu filho e à toda a família. 

                                                                     Tia Célia      

Fonte: O Consolador - Revista Semanal de Divulgação Espírita
Autora: Célia Xavier Camargo
Agradecimento à Carolina Von Scharten

7 comentários:

  1. Nossa que lindo o seu blog... Parabens!
    estou encantada com tanta coisa boa que tem por aqui. Sou evangelizadora Infantil e trabalho em uma escola espírita e encontrei aqui tudo que precisava. M a r a v i l h o s o !!! Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helen fico muito feliz que esse blog lhe tenha sido útil! Essa é a minha intenção!
    Conte-me da onde você é, fale-me um pouco de teu trabalho.Vamos trocar conhecimentos.
    Quero deixar meus agradecimentos pela sua visita e convidá-la para conhecer o blog:
    http://www.amorpelascores.blogspot.com.br/ onde há várias informações para evangelizadores.
    Um abraço,
    Elaine Saes
    Volte Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, sou evnagelizadora e sempre pesquiso na net ideias p minha aula, e seu blog é perfeito, que Deus continue te abençoando. Um abraço.
    Sueli

    ResponderExcluir
  4. Que assim seja Sueli. Muito obrigada pelo comentário. Esse trabalho é feito com muito comprometimento, com objetivo de inspirar a todos aqueles que buscam... Seja sempre muito bem vinda com sugestões e críticas construtivas.

    Att
    Elaine Saes

    ResponderExcluir
  5. Adorei tudo que vi por aqui, tenho blog de mensagens mas para adultos e participo de um ning, este ning abriu um grupo de evangelização infantil, há dois dias e me convidou, então pesquisei encontrei seu blog e mandei para apreciação esta postagem aqui, claro coloquei a autoria, fonte e também o link de teu blog, se não gostar me fala que eu retiro a postagem, não foi com má intenção mas sim divulgação e também aprender como falar com as crianças sobre a doutrina, obrigada vou te dar os dois links: MEU BLOG:http://mensagensdepazamorefe.blogspot.com.br/ e o endereço do grupo que até amanhã irá publicar esta postagem:http://grupoesperanca.ning.com/group/evangelizacao-infantil
    ainda não tenho o link da postagem daqui está para aprovação, beijos na alma e me desculpe o atrevimento, Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luconi Marcia Maria, parabéns pelo novo trabalho na Seara do Cristo, vc nunca estará sozinha. Obrigada por ajudar na divulgação de meu trabalho, esse que abracei com muito carinho e dedicação, esteja sempre à vontade e seja sempre bem vinda!
      Com csrinho
      Elaine Saes

      Excluir

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...