quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Responsabilidade do evangelizador perante a Evangelização Espírita


TEXTO DE APOIO
Evangelização Espírita Infanto-Juvenil


Conceito:
A denominação de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, se dá à transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus que foi apontado pelos Espíritos superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Questão 625, p. 308).

Como a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos mas, sobretudo, com a formação moral, e como a formação moral se inspira no Evangelho, parece-nos muito apropriada a denominação de “evangelização espírita” dada a essa tarefa, por expressar, na sua abrangência, exatamente o que se realiza em nossos agrupamentos de crianças e jovens.

O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.

“Devendo a prática geral do Evangelho determinar grande melhora no estado moral dos homens, ela, por isso mesmo, trará o reinado do bem e acarretará a queda do mal.” (KARDEC, Allan. Predições do Evangelho. A Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 28. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1985. Item 58, p. 396.)

“Mas todos os que tiverem em vista o grande princípio de Jesus se confundirão num só sentimento: o do amor do bem e se unirão por um laço fraterno, que prenderá o mundo inteiro.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Prolegômenos, 14º parágrafo, p. 50.)

(O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987}


II. Objetivos da Evangelização:

a) promover a integração do evangelizando:consigo mesmo; com o próximo;com Deus.

b) proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo;da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”.

c) oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como:homem integral, crítico, consciente,participativo,herdeiro de si mesmo,cidadão do Universo,gente de transformação de seu meio,rumo a toda perfeição de que é suscetível.


III. Evangelização , Educação:

A educação é poderosa alavanca que corrige atitudes, emerge qualidades e canaliza energia.

É a educação a mola propulsora que prepara a sociedade renovada, regida por leis evoluídas e sábias. O progresso social é fruto da renovação moral do homem.

Infância e Juventude Cristã logicamente formarão sociedades cristianizadas, distinguidas pelo amor fraterno, concretizando em nossa humanidade o tão desejado sentimento de família terrena, para mais tarde integrar-se no espírito de "Família Universal".

É preciso trabalhar no sentido de conscientizar o homem desde sua infância da grande verdade: a imortalidade do Espírito e sua ascensão para a luz.

Para tal, não basta aquisição de intelectualidade, é necessária a aprendizagem emocional, educando e aprimorando os sentimentos, auxiliando a conquista da moral elevada para que haja constante renovação espiritual no ser humano.

(...) A evangelização é empresa de amor.(Xavier, Francisco Cândido ,Estante da Vida,FEB )

(...) a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. .(O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987)

Evangelizar a infância é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus. E o único meio é cultivar no Espírito da Criança, desde o alvorecer da vida, o entendimento da prática das boas obras, a aquisição da moral e do saber,  para que ela atinja o crepúsculo físico, conscientes de suas conquistas espirituais, conhecendo a si mesma e situando-se no universo como colaboradora da Divindade Suprema.(A Evangelização da infância e juventude na opinião dos Espíritos FEB)

Educar,pois,dentro da concepção Espírita é não só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus,de consideração e amor aos semelhantes,de valorização das oportunidades recebidas,de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo,com o próximo e com Deus. (O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987)


IV. Uma Filosofia da Educação à Luz do Espiritismo.

De acordo com os ideais com que se ilumina que ilumina a ação educativa,isto é,conforme o ideal educativo que cada um possui,assim varia a força da Educação.

Uma filosofia de educação é necessária, aliás,imprescindível,para que a Educação cumpra a tarefa de impulsionar o progresso da Humanidade.

O Espiritismo pode iluminar a Educação com uma filosofia que transpõe os imediatismos, que transcende a todos os limites,que descortina os mais amplos horizontes,que atende aos mais nobres interesses,e que se reveste de um ideal capaz de impulsionar o verdadeiro progresso.

É que o Espiritismo, dilatando as fronteiras da Educação por informar que ela se exerce nos dois planos da vida ,concede-lhe maior abrangência e lhe aponta objetivos de grande alcance e valor moral.

Do ponto de vista Espírita,a Educação não começa no berço nem termina no túmulo,mas antecede o nascimento e sucede à morte do corpo físico.

As noções de imortalidade, de progresso contínuo,de livre-arbítrio,de lei de causa e efeito e de vidas sucessivas,através da reencarnação,nas quais se deve fundamentar a filosofia da Educação que o Espiritismo revela,terão forças capazes de educar,por oferecer um argumento muito forte em favor da necessidade do progresso espiritual e por conter uma motivação,igualmente vigorosa,para a busca desse progresso.(O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987}

A educação é compromisso de todo dia e instante, em razão da sua complexidade.

A educação espírita – que se baseia no “amor” e na “instrução”, que iluminam a consciência e libertam o ser das injunções perniciosas – tem como instrumento o exemplo do educador que deve pautar a conduta pelo que ensina, superando-se em atos, de modo que as sementes de que se vale, de superior qualidade, manifestem-se em forma de paz e realização nele próprio.

Allan Kardec, como Jesus, foi educador, ensinando e vivendo as lições de que se fez intermediário com elevada abnegação e estima pela criatura, em conseqüência, pela Humanidade.

Parafraseando Jesus, que disse: “Somente pelo amor será salvo o homem”, permitindo-nos afirmar que somente pela educação espírita serão salvos o amor e o homem. Benedita Fernandes. (FRANCO, Divaldo Pereira. Antologia Espiritual. Ed. LEAL. Salvador: BA, 1993, p. 33 a 35.


V. Importância da Evangelização.

Inútil improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo.

Assim ocorre também com os seres humanos. Depois que as pessoas consolidam tendências e as transformam em viciações, que acabam por tornar-se numa segunda natureza, tudo fica sempre muito difícil quando se cogita de reformas de procedimento, em sentido profundo.

É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior.(Campo Fértil, Leopoldo Machado)

Bezerra de Menezes,pela mediunidade de Júlio Cezar Grandi Ribeiro responde questões que esclarecem a importância da Evangelização Espírita Infanto-juvenil, conforme reproduzimos a seguir:

Qual a importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil na formação da Sociedade do Terceiro Milênio?

Considerando-se, naturalmente, a criança como o porvir acenando-nos agora, e o jovem como o adulto de amanhã, não podemos, sem graves comprometimentos espirituais, sonegar-lhes a educação, as luzes do Evangelho de Jesus-Cristo, fazendo brilhar em seus corações as excelências das lições do excelso Mestre com vistas à transformação das sociedades terrestres para uma nova Humanidade.

(...)é imprescindível abracemos, com empenho e afinco, a tarefa da evangelização junto às almas infanto-juvenis, tão carentes de amor e sabedoria, porém, receptivas e propícias aos novos ensinamentos. E isto, com a mesma ansiedade e presteza com que o agricultor cedo acorda para o arroteamento do solo, preparando a sementeira de suas esperanças para abundantes messes da colheita pretendida.

Como os Espíritos situam, no conjunto das atividades da Instituição Espírita, a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

Tem sido enfatizado, quanto possível, que a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. Não fosse a evangelização, o Espiritismo, distante de sua feição evangélica, perderia sua missão de Consolador, renteando-se com a diversidade das escolas religiosas no mundo que, embora úteis e oportunas, estiolaram-se no tempo absorvendo posições de terminalidade e dogmatismo.

É forçoso reconhecer que Espiritismo sem aprimoramento moral, sem evangelização do homem é como um templo sem luz.

Já tivemos oportunidade de lembrar que uma Instituição Espírita representa uma equipe de Jesus em ação e, como tal, deverá concretizar seus sublimes programas de iluminação das almas, dedicando-se com todo empenho à evangelização da infância e da mocidade.(Opúsculo A Evangelização Espírita na Opinião dos Espíritos,FEB}

O Centro Espírita, consciente de sua missão, deve envidar todos os esforços ,não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para o seu pleno funcionamento,considerando a sua importância em termos de formação moral das novas gerações e de preparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita.(O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987)


EVANGELIZAÇÃO INFANTIL por Rita Foelker

Hoje destaca-se o Centro Espírita como Escola de Espiritismo, quando o futuro acena para que ele se promova à condição de Escola do Espírito.

Uma pergunta que todos os educadores precisam fazer a si mesmos é: O que significa educar, para mim? Ensinar o que está nos livros? Impor minhas ideias? "Doutrinar"? Moldar comportamentos? Oferecer perspectivas? Provocar reflexões?

A Educação Espírita tem, como objetivo principal, a emancipação do ser humano baseada na percepção e compreensão da sua própria natureza espiritual.

Não se trata de transformar crianças em espíritas. Trata-se de torná-las pessoas felizes, realizadas, conscientes das leis da vida e da sua função no Universo.

Para isto, é necessário considerar o educando em todos os aspectos interligados de seu Ser: espiritual, moral, mental, emocional, físico-energético, social.

É necessário desenvolver um tipo de trabalho que inclua todas estas dimensões do Ser; que relacione conceitos, sentimentos e prática; que seja atual e interdisciplinar e adaptado a cada realidade, sem perder-se de seus princípios norteadores.

Educação Integral (por Rita Foelker)



Equipe do DIJ/FEB

“Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos céus.”  Mc. 10: 14
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

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