terça-feira, 28 de abril de 2015

Oração Dominical


Lina gostava de contar histórias. E quantas que ela sabia! À tardinha, depois do jantar que era servido cedo, ela reunia um grupo de crianças em sua casa, e os personagens de um mundo maravilhoso ganhavam vida ante nossos olhos, evocados por sua voz doce e mansa, até que o relógio da parede batesse oito horas, quando ela nos mandava para casa, dormir.

História: A ORAÇÃO DOMINICAL

Tivemos uma agradável surpresa na noite seguinte: o sr. Manoel veio ouvir a história e trouxe um pacote de balas para nós.

— Aconteceu que Jesus orava num lugar afastado e um de seus discípulos chegou-se a ele e pediu que os ensinasse a orar.

Jesus então lhes disse:

— “Quando vocês orarem, não há necessidade de que os outros os vejam; procurem um lugar sossegado, longe da vista dos homens; porque a oração só deve ser ouvida por Deus, nosso Pai. Vocês não precisam fazer orações muito compridas, porque não é pelo muito falar que vocês serão ouvidos. Lembrem- se de que Deus sabe do que vocês necessitam, muito antes de vocês lho pedir. Portanto, quando vocês orarem, orem assim:

“Pai nosso que estás nos céus; santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céus. O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós também perdoamos nossos ofensores. Não nos deixes cair em tentações. Livra-nos do mal. Assim seja”.

E agora, continuou dona Lina, repitam comigo esta oração, até que a saibam de cor. E quero que vocês a façam todas as noites ao se deitarem, e todas as manhãs ao se levantarem.

Repetimos em voz alta uma porção de vezes a oraçao dominical e depois cada um de nós a disse por sua vez, para que dona Lina se certificasse de que a sabíamos bem.

— Era assim mesmo que minha santa mãezinha me ensinava a orar, quando eu era pequenino! exclamou o sr. Manoel. Ela me punha em seus joelhos, tomava minhas mãozinhas nas suas, e orávamos ambos.

E aqui ele puxou do lenço e enxugou uma lágrima que teimava em correr- lhe pela face.

— Só que no fim ela dizia amém, em lugar de assim seja, concluiu ele.

— É a mesma coisa, explicou dona Lina. Amém é uma palavra hebraica cujo significado é assim seja. Pronunciada no fim das orações, amém ou assim seja, demonstra nossa firme vontade de procedermos conforme oramos.

— E por que Lina, oração dominical? Eu a conhecia por Pai Nosso, falou dona Leonor.

— Também é a mesma coisa. Oração do Pai Nosso assim chamada porque a fazemos a Deus, nosso Pai e Senhor. Oração dominical ou a oração do Senhor, porque dominical se deriva da palavra latina dominus, que quer dizer Senhor.

— Mas como a senhora sabe! exclamou o Juquinha.

- Sei porque estudo. Se vocês forem estudiosos, ficarão sabendo tanto ou mais do que eu.

E para terminar, vou contar-lhes como Jesus ensinava a dar esmolas:

— “Quando vocês derem esmolas, disse ele, ou fizerem o bem, ou ajudarem alguém, façam tudo isso ocultamente, de modo que ninguém o saiba. E Deus, nosso Pai, que tudo vê, verá as esmolas que vocês derem, o bem que vocês fizerem, e o auxilio que vocês prestarem aos necessitados. E ele não se esquecerá de recompensá-los. Não saiba a mão esquerda o que faz a direita.

Em seguida à oração habitual, fomos para casa. 


Extraído O EVANGELHO DA MENINADA ELISEU RIGONATTI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...