quarta-feira, 20 de maio de 2015

Quando há dificuldades com as crianças e jovens na evangelização

A tarefa é muito desafiadora não é mesmo? Mas não vamos esquecer que o condutor espiritual dessa tarefa é o próprio Cristo, gostaria de dá alguns sugestões com relação as dificuldades com disciplina: 
1.      Conhecer a turma, sua realidade, tentar saber como é a família, como vivem essas crianças e jovens com mais dificuldades de se relacionar socialmente.
2.      Estabelecer junto com eles um contrato de convivência, onde será listada numa cartolina, papel madeira etc o que pode e o que não pode ser feito em sala de aula, é importante que todos deem sua contribuição, esse contrato tem que ficar exposto na sala em local visível e todos a aula poderá ser lido ou pela evangelizadora ou pelas crianças ( se souberem ler), após a prece inicial, de forma que seja relembrado o compromisso assumido por todos.
3.      Após a aula, a criança ou jovem que tenha descumprido algum ponto do contrato de convivência deverá ficar um pouco mais e o evangelizador deve conversar com ele a respeito do comportamento apresentado, tudo isso feito com muito amor e paciência, tentado mostrar a ele que as aulas são valiosa oportunidade para que ele possa ter uma vida melhor, buscar novos caminhos, vamos tentando fazê-lo enxergar as próprias atitudes e os efeitos negativos dela.
4.      A sugestão de coloca-los como auxiliares nas aulas é muita boa, acho que não apenas para registrar o comportamento dos outros ( pois pode parecer que estão sendo vigiados e julgados), mas contribuindo com as atividades como entregar as tarefas, colar algum cartaz ,segurar as figuras das historias enquanto elas são contadas, fazer o registro de presença, etc.
5.      Outro ponto que precisa ser analisado é se a criança ou jovem não está precisando de um tratamento espiritual, podemos aplicar um passe antes do inicio das aulas, de forma individual. É importante que o DIJ trabalhe em parceria com o setor de atendimento fraterno para que juntos possam ajudar as crianças com problemas espirituais e familiares.
6.      Colocar uma música no ínicio da aula e pedir que fechem os olhos e tentem acompanhar a melodia, identificando os instrumentos.

Oremos irmãos pedindo aos espíritos de luz que nos intuam a respeito das dificuldades para realizarmos essa tarefa abençoada, sem nenhuma dúvida vamos encontrando formas de melhor lidar com as dificuldades.
O amor pelas crianças e jovens irá nos fortalecer e superar tudo.

Espero ter ajudado.
Abraços
Patricia Freitas
Cabo de Santo Agostinho/PE.
Resposta extraído  CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual de Estudos Evangelize  Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...