terça-feira, 25 de setembro de 2018

CRIANÇA EVANGELIZADA, ADULTO CONSCIENTE E FELIZ.


Entrevista com Sonia Maria Franco Bossolani – por Orson Peter Carrara


Sonia Maria Franco Bossolani espírita desde 1990, natural de Araquara (SP), onde reside, é Gestora Social. Vinculada ao Centro Espírita e Assistencial Paulo de Tarso, nele integra o Conselho Fiscal. De suas reflexões sobre a transformação do planeta, a partir da vontade e do amparo à criança, suas respostas são valiosas ferramentas para uso do leitor.


Per.: De que forma considera a contribuição do conteúdo espírita para transformação do atual estado moral no planeta?
A doutrina espírita é o melhor caminho que temos no momento para a regeneração planetária. Ela traz na sua essência os ensinamentos do Cristo e a concretização da Sua promessa contida em João, XIV de 15 a 17 e 26, sobre a chegada do Consolador Prometido, vindo para ensinar todas as coisas e nos lembrar de tudo que Jesus nos disse. Portanto, vivenciar a doutrina espírita é viver com Jesus.

Per.: Considerando que uma mudança geral inicia-se pela mudança individual, como entender isso na prática?
Através da transformação comportamental decorrente da reforma íntima. Observo no meio cotidiano em que vivo que as pessoas estão mais amorosas. Trabalho há vinte anos numa ONG com crianças provenientes de famílias de baixa renda a vulnerabilidade social. As transformações neste período, o qual não considero tão longo assim, foram significativas. No início tínhamos menos informações de qualquer gênero e fatores como doenças graves, drogas, violências domésticas não estavam tão próximas das famílias como hoje. Mesmo assim, nota-se que as crianças estão mais amorosas, mais afetivas, embora demonstrem certa violência decorrente das suas vivências. Trabalhando e agindo amorosamente em nós e, em seguida, com todas as pessoas ao nosso redor, conseguiremos, mesmo que a passos lentos, essa transformação individual e coletiva.

Per.: Estamos nos tornando pessoas melhores?
Apesar do grande volume de fatos tristes que vemos através da mídia, tenho grande confiança que estamos nos tornando pessoas melhores. Ouço constantemente que somos todos oportunistas e corruptos e tudo o que está ocorrendo em nossos pais e no mundo é decorrente da sociedade e não de uma parcela dela. Não generalizo. O bem não faz alarde, não quer aparecer, mas caminha por todos os lugares e está em todas as pessoas. Jesus agia com coragem, mas com muita humildade e esse é o exemplo de como agir no bem. Acredito que a proporção de pessoas melhores supera o das piores, mas elas não ficam em evidência. A transformação do planeta num dado momento fará o bem continuar a agir naturalmente, mas de forma mais intensa, em todas as nações, intimidando o mal em sua arrogância, tirando-lhe as forças. Nosso governador é Jesus. Quem duvida disso?

Per.: Podemos colher exemplos no cotidiano?
Num aspecto mais amplo, vemos a justiça brasileira sendo feita com mais respeito à igualdade para com todos os cidadãos e de forma mais honesta. Outros exemplos são os milhares de universitários pesquisadores em todas as áreas, pouco valorizados, mas trabalhando por ideias nobres pelo avanço da Ciência e da tecnologia. Podemos citar também as pessoas que devolvem as carteiras ou malas com dinheiro achadas por pessoas que teriam vários motivos para não devolvê-las, por sobreviverem com parcos salários, com dívidas necessárias a essa sobrevivência e, em muitos casos, não tendo como pagá-las. O aumento das ONGs para cuidar dos animais.
Os anônimos que levam um pouco de alegria e conforto aos pacientes dos hospitais. Essa questão ultrapassa os limites destas respostas, mas acredito ser importante destacar o exemplo de mulheres que são as provedoras dos seus lares, são mães, esposas ou não, filhas, trabalhando fora e dentro do lar e estudando à noite para melhorarem de vida, e dão conta. Não posso então dizer que o mundo está melhorando?

Per.: Qual é o fator mais marcante para o início de uma transformação real?
Parafraseando O Livro dos Espíritos, questão 909: a vontade.

Per.: Qual o maior impedimento?
Ainda na questão 909 de O Livro dos Espíritos somos alertados sobre o pouco de esforço que devemos fazer e comumente não fazemos para a nossa transformação real.

Per.: De suas reflexões, qual a mais marcante neste processo intenso de transformação individual e coletiva?
A vontade. Hoje estamos no mundo das facilidades. Meu pai, nos seus oitenta anos, costuma dizer que não tem saudade do seu tempo de menino ou juventude. Mal tinham o que comer e o que vestir. Começava a trabalhar desde criança na lavoura com pessoas irritadiças e o retorno financeiro era mínimo. Ele diz que o mundo hoje está muito melhor e vive feliz porque sua vida melhorou. Ele sempre agiu com muita vontade, trabalho e suor nas suas conquistas e a maior delas foi seu crescimento moral, no qual tento me espelhar.

Per.: Das experiências já vividas, o que gostaria de destacar ao leitor?
Devemos aproveitar as oportunidades para o nosso crescimento individual. Não devemos desperdiçar nossa encarnação. A fila é grande para voltar a esta escola bendida. Os livros, palestras, cursos, trabalhos na Casa Espírita são ferramentas preciosas, mas não bastam, temos que ir além. O trabalho em favor do semelhante favorecerá esse crescimento. A convivência no dia a dia nos dará oportunidade de minimizar os defeitos que carregamos e maximizar as virtudes que temos.

Per.: Algo mais que gostaria de acrescentar?
Trabalhando com crianças como oportunidade abençoada nesta encarnação, apelo par que todas as Casas Espíritas voltem o seu olhar para elas, invistam na Evangelização Infantil, que é a aplicação da moral cristã para quem acabou de reencarnar. Os dirigentes, apesar das grandes responsabilidades que lhes cabem, derramarem seu amor sobre elas e esse amor será devolvido em dobro. As nossas Casas Espíritas precisam encher-se de crianças. Elas representam as flores com suas cores e perfumes a alegrar todo o espaço físico, por mais simples que seja modificando seu padrão vibratório. Criança evangelizada, adulto consciente e feliz.
 
Per.: Suas palavras finais.
Dentro deste contexto, os espíritas estão em luta íntima constantes para renovação do seu mundo interior e exterior. “O ensinamento do Mestre que diz: ‘Orai e Vigiai”, acrescido de “Meditai”, torna-se uma ordem urgente no momento que estamos passando.

Extraído o jornal O IMORTAL – ago -  2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...