imprimir

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A MÁ INCLINAÇÃO DE UMA CRIANÇA - Divaldo Pereira Franco


O médium espírita Divaldo P. Franco, conta a história de um garoto, que foi abandonado aos 6 meses de idade, na instituição Mansão do Caminho, onde ele dirige. Este garoto, aos 4 anos de idade, fazia faquinhas e ameaçava as voluntárias que ajudavam Divaldo a tomar conta das crianças. Ele dizia que queria enfiar a faca em alguém para sentir o sangue quente escorrer em suas mãos. Divaldo perguntava como ele sabia que o sangue era quente, e ele respondia que não sabia como, mas ele tinha certeza que era quente.

Quando este garoto completou 12 anos, as voluntárias que auxiliavam Divaldo tinham medo dele. Divaldo então, fez uma terapia de choque. Chamou o garoto e disse que ele teria que ir embora da instituição. O garoto assustou, pediu desculpas e prometeu não ameaçar mais. Estudou e foi evangelizado pela instituição espírita Mansão do Caminho.
Aos 18 anos, o menino pediu a emancipação. Divaldo disse:

- Dou sua emancipação com uma condição: quando você desejar matar alguém, você vem aqui e me mata.

- Mas, tio? . . . - disse o garoto assustado.

- Sim porque eu falhei. A sociedade me entregou você com 6 meses, a sociedade nos dá tudo, você não tem nada contra a sociedade, espero, porque a sociedade é a humanidade. Se você matar alguém, é porque eu falhei. Antes me mate, por causa do meu fracasso em relação a você.

O garoto concordou, e foi embora. Após 10 anos, eles se reencontraram. Divaldo então, aproveitou e perguntou se ele sentiu vontade de matar. O garoto disse que sim, mas que toda vez que sentiu essa vontade, ele via o rosto de Divaldo na sua frente dizendo:

"Venha e me mate primeiro", então, ele se desarmava. Ele agradeceu dizendo que, se não fosse Divaldo e o Espiritismo, ele estaria num cárcere. Divaldo, então, esclareceu:

- Agradeça a sua consciência, que assimilou toda a educação moral evangélica que recebeu na Mansão do Caminho. Você fez bom uso do livre arbítrio. Hoje, você pode entender, por isso vou lhe contar que, os bons espíritos me disseram que você foi um criminoso na encarnação anterior, meu filho. Você trazia no inconsciente a lembrança do sangue jorrando em sua mão quando esfaqueava alguém. Estava tão dentro de você, que explodia na sua memória atual, eram flashes do passado.

Resumo de uma história verídica vivenciada pelo médium espírita Divaldo P. Franco.

Do Livro: Conversa Fraterna



***


OBSERVAÇÃO DE RUDYMARA: Como vemos, o espírito necessita passar pelo estado de infância, com o objetivo de se aperfeiçoar, porque durante esse período, é mais fácil assimilar a educação que recebe, e que poderão lhe auxiliar o adiantamento. Elas podem ter sutis lembranças do que foram ou do que fizeram em outra encarnação. Se for boa, devemos fortalecer, se não for, devemos auxiliá-la a esquecer e a se melhorar. As crianças são seres que Deus manda para novas existências, são espíritos velhos em corpos novos. E a frase "pau que nasce torto morre torto" não existe para os espíritas. O espírito que nasce com más inclinações, más tendências, pode se modificar. Desde que se predisponha a vivenciar o Bem, sufocando o Mal. Nascemos para evoluir.

Texto compartilhado de nosso grupo Estudante Espírita do Facebook

domingo, 2 de fevereiro de 2020

ESPIRITISMO - Caibar Schutel


O QUE É ESPIRITISMO?
E uma Revelação divina que abrange todos os conhecimentos humanos e promove-lhes o progresso sob as bases de uma ciência superior, que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

EXISTE OU EXISTIRÁ MAIS TARDE OUTRA REVELAÇÃO QUE NOS DÊ MAIS VERDADES OU TRAGA MAIS CONHECIMENTOS DO QUE O ESPIRITISMO?
Não, porque o Espiritismo não paralisará a sua ação; ele disse a primeira palavra, mas jamais dirá a última.

O QUE PENSAR DESSES QUE AFIRMAM SER O ESPIRITISMO UM DEGRAU PARA CHEGAR-SE A UMA VERDADEIRA TEOSOFIA?
Não sabem o que dizem; desconhecem o Espiritismo; não o estudaram em suas diversas manifestações.

E UMA NOVA CIÊNCIA QUE APARECEU COM O NOME DE METAPSÍQUICA, NÃO VIRÁ ULTRAPASSAR OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS?
Não os pode ultrapassar, visto como essa ciência não passa de uma "hipótese de estudo"que vai além da hipotes psíquica ou seja, da antiga psicologia.

MAS A METAPSÍQUICA CONSTATA COMO VERÍDICAS AS MANIFESTAÇÕES QUE O ESPIRITISMO DIZ SEREM ESPÍRITAS E ANÍMICAS?
Mais uma razão para o Espiritismo exercer a sua ação entre os sábios e letrados.

QUAL O MOTIVO DAS RELIGIÕES COMBATEREM O ESPIRITISMO?
Apego às ideias arraigadas, instinto de conservação do domínio que possuem sobre multidões, interesse pelos bens materiais em umas, respeito humano e preconceito em outras e, em boa parte, má fé. Não aconteceu a mesma coisa ao Cristianismo quando o Seu fundador veio trazer ao mundo a Nova da Redenção? Isso fê-lo dizer: "ninguém que bebe o vinho velho quer o novo, porque diz que o velho é melhor".

O ESPIRITISMO É ACESSÍVEL A TODOS?
Sim, porque não em dogmas, nem mistérios, nem subterfúgios.

NÃO HAVERÁ PERIGO DE ENSINÁ-LO ÀS CRIANÇAS E AOS IGNORANTES?
O Espiritismo é uma voz maravilhosa que fala em todas as línguas, de modo que possam compreendê-lo; aos sábios fala a PALAVRA DA CIÊNCIA, aos pequeninos e humildes a PALAVRA DO AMOR.

O QUE DIZER DESSES QUE AFIRMAM NÃO PODER O ESPIRITISMO SER ABRAÇADO POR PESSOAS INÁBEIS E ILETRADAS, POIS CORRERIAM GRANDES RISCOS?
Não tendo o que dizer e não podendo refutar uma doutrina que mal começam  a entrever, vão dizendo o que lhes vem à cabeça, e isso para serem tidas por pessoas criteriosas e escrupulosas.

ENTÃO OS QUE INVOCAM ESPÍRITOS SEM CONHECIMENTO, POR MERA DIVERSÃO, NÃO CORRER O RISCO DE SE PREJUDICAR?
Isto é outro caso, e então o Espiritismo nenhuma responsabilidade tem. Invocar Espíritos não é ser espíritas nem estudar o Espiritismo, assim como fazer estrondo com pólvora comprimida não é ser fogueteiro nem estudante de pirotécnica. Uma coisa é o uso, outra é o abuso.

DE MODO QUE PODEMOS, SEM SUSTO, ESTUDAR O ESPIRITISMO?
Podemos não, devemos estudar! Seja quem for, encontrará no Espiritismo o que não encontra em parte alguma, em nenhum colégio, em nenhuma academia, nenhuma igreja, e assim se orientará no mundo de incertezas em que se acha. O Espiritismo é o laço que une o Espíritos, ligando-os todos a Deus.

Tomemos parte nesta assembleia, nesta escola, revestidos de boas intenções, com o desejo de nos instruirmos, Assim, estaremos sob a proteção dos Espíritos Bons que dirigem este movimento de espiritualização humana, e permaneceremos sob a Paternidade de Deus.

Caibar Schutel


NOÇÕES DO EVANGELHO - Caibar Schutel


O QUE QUER DIZER EVANGELHO?
Boa - Nova - Nova de Salvação.

QUAL O FUNDADOR DO EVANGELHO?
Jesus Cristo, o Diretor do nosso sistema planetário, que veio à Terra com a especial missão de trazer, a todos, a Religião do Amor.

DEVE-SE LER O EVANGELHO?
Sem dúvida: só ele narra a Vida de Jesus e os seus ensinos.

NO QUE CONSISTEM ESSES ENSINOS?
Na prática da Caridade e nos deveres que temos para conosco, para com Deus e para com o nosso próximo.

O EVANGELHO ENSINA DOUTRINA DIFERENTE DA DO ESPIRITISMO?
Não poderia ensinar, visto como missão do Espiritismo é a pregação do Evangelho em Espírito e Verdade.

QUAIS SÃO OS TRECHOS DOS ENSINOS DE JESUS QUE SE ACHAM NO EVANGELHO?
Os ensinos de Jesus foram orais e práticos. Ele não se limitava a falar, ensinava praticando. No Sermão do Monte, por exemplo, Jesus resumiu a Sua doutrina. Ao terminar o discurso, quando desceu do monte, aproximou-se dEle um leproso e o adorou, rogando-lhe: "Senhor, se quiseres, bem podes tornar-me limpo".

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: "Quero, fica limpo."E no mesmo instante ficou ele livre da lepra ( Mateus , cap, VII, 1 a 4).

E assim, consecutivamente, o Mestre agia, fazendo entrar em todos a Sua palavra, não só pelos ouvidos como também pelos olhos,

Para que todos o compreendessem melhor. Ele expunha em forma de parábolas a Religião que deviam abraçar. É assim que vemos, por exemplo, na Parábola do Semeador, o meio de aprendermos os Seus ensinos, na figura da terra boa que recebe a semente e produz frutos em abundância ( Mateus, XIII).

A Parábola do Tesouro Escondido e a da Pérola ensinam o meio de procurarmos as coisas espirituais, ou seja, o "reino dos céus", e assim por diante.

JESUS ENSINOU A REENCARNAÇÃO?
Sim, no colóquio que teve com Nicodemos, cap. III de João. Jesus disse a Nicodemos que este precisava nascer de novo para ver o reino dos céus. Depois da transfiguração, quando desciam do Monte, anunciou a reencarnação do profeta Elias que recebeu o nome de João Batista.

E O QUE DIZIA JESUS SOBRE A COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS?
A Sua doutrina é a sanção(validação)  desta Verdade.  Se assim não fosse, Ele não evocaria os Espíritos de Moisés e de Elias, que Lhe apareceram no Tabor e com Ele conversaram na presença dos Seus discípulos: Pedro, Tiago e João. E o próprio Jesus não apareceria e não se comunicaria com todos os seus discípulos depois da morte no Gólgota.

E JESUS DISSE TAMBÉM ALGUMA COISA SOBRE OS OUTROS MUNDOS HABITADOS?
Querendo dar aos Seus discípulos a entender que assim é, afirmou: "Há muitas moradas na casa de meu Pai".

A DOUTRINA ESPÍRITA TEM, ENTÃO, A SANÇÃO DIVINA?
Já se viu que sim, e por este trecho do Evangelho verificou-se vem claramente que o Espiritismo foi predito e prometido por Jesus: "Eu vos tenho falado estas coisas, estando ainda convosco: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse"( João, cap. IV, 2)

Caibar Schutel
 

DIVERSIDADE DE MUNDOS - Caibar Schutel


EXISTEM MUITOS MUNDOS HABITADOS?
Inumeráveis. Só no nosso sistema solar contamos mais próximo de nós: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

ESSES MUNDOS SÃO MAIORES QUE A TERRA?
Urano é 74 vezes maior do que a Terra; Netuno é 100 vezes maior; Saturno 864 e Júpiter 1.300; Vênus e Mercúrio são menores; e Marte é mais ou menos igual à Terra.

E A LUA?
É um satélite da Terra.

OS OUTROS MUNDOS TAMBÉM TÊM LUAS?
Nem todos, mas urano tem cinco, Marte tem duas, Saturno dez, além de dois imensos anéis luminosos; Netuno tem duas, Plutão tem uma, Júpiter tem catorze.

Estes mundos colossal, Júpiter, não está, como a Terra, sujeito às vicissitudes das estações, nem às bruscas alternativas da temperatura: é favorecido com uma primavera constante.

O QUE SÃO AS ESTRELAS?
São sóis como o que nos alumia,. e se alguns deles, não obstante serem milhões de vezes maiores do que o nosso, parecem pequenos, é porque estão a imensas distância do nosso mundo.

ESSES SÓIS ALUMIAM TERRAS COMO A NOSSA?
Cada um deles é centro de um sistema planetário, como, no caso, o Sol do nosso sistema.

A CONSTITUIÇÃO FÍSICA DOS MUNDOS É SEMPRE A MESMA?
Não; às vezes diferem em tudo. Do mesmo modo se dá com os seres que os habitam. A harmonia de formas fortalece, pela diversidade dos meios, a Lei da Unicidade Divina.

OS MUNDOS SE ACABAM?
Com o tempo se transformam como acontece, na natureza, a tudo que não é espírito, Só o espírito é imortal.
Caibar Schutel


A REENCARNAÇÃO - Caibar Schutel

SERÁ EXATO QUE NÓS, DEPOIS QUE MORRERMOS, REENCARNARMOS NOVAMENTE NA TERRA?
Se assim não fosse como explicar as diferenças materiais, intelectuais e morais que se notam nos homens: - da fortuna, da saúde, da conformação física, do grau de inteligência, dos graus de virtudes e de vício de cada um? As aptidões inatas provam muito bem a reencarnação.

O QUE SÃO APTIDÕES INATAS?
Recordações vagas de encarnações anteriores, como Mozart, compondo música com a idade e 7 anos, Pascal, matemático aos 12 anos e muito mais.

ENTÃO ESSES HOMENS QUE SABEM MUITO E SÃO MUITO BONS PROVAM QUE JÁ VIVERAM MUITAS VEZES NA TERRA?

Perfeitamente, assim como os selvagens são Espíritos crianças que saíram há pouco das raias da animalidade.

ESSES SELVAGENS SÃO SERES COMO NÓS?
São, e após sucessivas existência serão sábios e santos, pois que o progresso é dado a todos.

E QUANDO FORMOS SÁBIOS E PUROS PRECISAREMOS AINDA ENCARNAR NA TERRA?
Está visto que não, salvo se viermos em missão, para ensinar aos que aqui estiverem.

SÓ NA TERRA É QUE OS ESPÍRITOS SE ENCARNAM?
Encarnam-se na Terra e noutros mundos que chamamos planetas.

POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS DAS ENCARNAÇÕES PASSADAS?
Por causa da conformação do nosso cérebro, preparado para tratar só desta existência. Demais, é uma graça que Deus nos concede - o esquecimento dos nossos crimes passados. Mas quando voltarmos para o Outro Mundo nos lembraremos das nossas existência na Terra. Tudo obedece a um plano Divino.
Caibar Schutel

A MORAL ESPÍRITA - Caibar Schutel


O QUE É A MORAL?
É o conjunto de regras que se devem praticar para fazer o bem e evitar o mal.

QUAL É A MORAL ENSINADA PELO ESPIRITISMO?
É a mesma Moral de Jesus, a moral cristã, que se resume em "fazer o bem a todos, inclusive aos que nos fazem mal".

NO QUE CONSISTE A PRÁTICA DA MORAL ESPÍRITA?
A moral espírita tem por base o perdão, porque o ódio e a vingança devem ser desconhecidos das almas boas.

SÓ NISSO CONSISTE A MORAL?
Não; esta condição é a principal; mas a moral se estende à beneficência, à afabilidade, à generosidade, à humildade, à indulgência, ao trabalho e à ordem.

Caibar Schutel
Livro Espiritismo para criança

O TRABALHO


O QUE PENSAR DO TRABALHO?
O trabalho é uma lei da natureza, indispensável a todos.

DEUS NÃO PODIA DEIXAR DE IMPOR AO HOMEM AS CONDIÇÕES DO TRABALHO?
Deus pode fazer tudo o que quer e, se impôs o trabalho, é para que o Espírito progrida pelos seus próprios esforços e tenha o mérito das suas obras. Demais, o que fariam os Espíritos e os homens se não houvesse o trabalho?

NO OUTRO MUNDO TAMBÉM SE TRABALHA?
Já dissemos que a vida no Outro Mundo consiste no trabalho.

E O TRABALHO SERÁ TÃO PENOSO NO OUTRA VIDA COMO AQUI?
Por certo que não, assim como nos mundos mais perfeitos o trabalho é menos material. Toda ação inteligente é uma especie de trabalho.

ENTÃO O TRABALHO EXISTE EM TODO O UNIVERSO?
Na Natureza tudo trabalha. Até Deus, como disse Jesus, trabalha sem cessar.

SEM O TRABALHO NÃO HAVERIA PROGRESSO?
Olhemos os vadios e indolentes do nosso mundo, ricos ou pobres, e vejamos o que sabem eles: examinando-os sob o ponto de vista moral e espiritual, veremos no que se resume esses indivíduos.

Caibar Schutel
Livro Espiritismo para criança

AS VIRTUDES - Caibar Schutel



QUE É A VIRTUDE?
É um estado de alma que nos habitua a ser bons e a fazer o bem.

QUANTAS  SÃO AS VIRTUDES? 
A Virtude é uma só e está bem explícita - CARIDADE.
Então a Caridade não é fazer esmolas e auxiliar os pobres e doentes?

E tudo isso e mais alguma coisa. É ser paciente, submisso, sem vaidade e sem orgulho, amar e praticar a verdade, consolar os aflitos e ensinar os que erram. Enfim, o homem virtuoso é o que cumpre os seus deveres para consigo mesmo, para com seu próximo e para com Deus.

Caibar Schutel
Extraído do livro  Espiritismo para criança

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...