quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Parábola do Semeador




                                                                                  Mateus 13:1-23 / Marcos 4:1-20 / Lucas 8:4-15

Jesus ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no seu ensino:


 Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear; e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.

Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.

E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto.

Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem.








Falando de parábolas com os pequeninos...
O que Jesus quis dizer  com essa parábola...






Ele fez uma comparação, disse que o semeador era Ele as sementes eram seus ensinamentos e o solo onde caiam as sementes éramos nós.


Jesus disse que as vezes somos como o terreno do caminho. O que aconteceu quando as sementes caíram nesse terreno? – Os pássaros as comeram então elas foram embora do caminho.
As vezes escutamos os ensinamentos de Jesus por um ouvido e todo o ensinamento deixamos sair  pelo outro ouvido. Não prestamos nenhuma atenção e quando a professora  pede  para fazermos as atividades nem sequer sabemos o que é para fazer.


As vezes somos como o  terreno pedregoso. O que aconteceu quando as sementes caíram nesse terreno? – As sementes brotaram, mas como havia pouca terra logo elas morreram.
Isso as vezes acontece com a gente. Escutamos os ensinamentos de Jesus, fazemos nossas atividades na salinha de aula, mas quando saímos e vamos para a nossa casa não praticamos nada do que escutamos sobre os ensinamentos de Jesus.


Jesus disse que as vezes somos como a terra cheia de espinheiros. O que aconteceu quando as sementes caíram nesse terreno? – As sementes caíram e foram sufocadas pelos espinheiros.
Então as vezes somos como esse terreno. Aprendemos os ensinamentos de Jesus, mas as ilusões do mundo como por exemplos : Querer estar sempre na moda usando roupas de marcas famosas, não gostar de uma  criança só porque ela  é pobre, se sentir superior por estar estudando em um colégio particular, não querer estudar o evangelho porque nossos amigos acham isso uma bobeira...Tudo isso se chama ilusões do mundo. Cuidado! Essas ilusões se podem se tornar a coisa mais importante da vida. E aí esquecemos dos ensinamentos Jesus.


E por fim Jesus disse que devemos ser como a terra lavrada e boa. O que aconteceu quando as sementes caíram nesse terreno? – As sementes encontraram uma terra fresquinha, fofinha e cheia de nutrientes então, elas brotaram de deram muitos e bons frutos.


Devemos estudar os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. e praticar tudo que estudamos. Diariamente: Sabe aonde devemos praticar os ensinos de Jesus? Em casa com os  nossos pais, nossos irmãos, nossos familiares, com os nossos animaizinhos.
Na escola com os nossos professores, os funcionáriso da escola, nossos colegas.
Na rua com as pessoas que dormem nas calçadas, com as crianças que pedem nos semáforos, com os idosos...
Nos parques cuidando dos brinquedos, não destruindo as plantas.
Enfim em todos os lugares.
Jesus é nosso irmão mais velho, nasceu bem antes de nós e aprendeu tudo que precisava para se tormar um espírito de muita Luz.
Jesus é amigo de todas as criança.


Por ser um irmão de muita luz Ele tem muito Amor em seu coração e todo esse Amor Ele distribui para todos os seus irmãos. Vamos ser sempre agredecidos a Ele por tudo de bom que nos dá


Como podemos demosntrar nosso agradecimento a Jesus?


Apredendo a sermos bons. Praticando seus ensinamentos a cada isntante de nossa vida.


Agora ..


Reflitam sobre essa parábola! Você está sendo qual desses terrenos?
                                                                                     ElaineSaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...