"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo" afirma Cléo Fante(1). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
(1)Educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
Cyberbullyng - A violência virtual
Na internet e no celular, menagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullyng ainda mais perverso.
Na internet e no celular, menagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullyng ainda mais perverso.
Mais...
Não deixe que os problemas os afastem dos seus filhos!
Diálogo desde de cedo.
Permita que eles Falem! Ouça!
Sem julgamentos.
E oriente!
SEMPRE!
Elaine Saes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.