quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Ressonâncias e Reverberações


 Todos os nossos gestos, todos os nossos atos, todas as nossas palavras, todas as nossas intenções ressoam e reverberam.

...Mas se estiver sentado ou sentada, no seu quarto, na sua casa, e pensar com muita vontade uma coisa, esse pensamento também ressoa e pode atingir alguém em cheio. 


 "Ressoar" é como eu chamo quando nossos gestos, atos, palavras e intenções se espalham na naturalidade do meio sensível e plástico, invisível aos olhos da matéria, onde todos, Espíritos e encarnados, vivemos. Os mínimos pensamentos ressoam, porque este meio é muito sensível, e podem ir loooonge...


“Reverberar" é como eu chamo quando esses gestos, atos, palavras e intenções ressoam dentro dos corações e mentes das outras pessoas, que as multiplicam e fazem continuar ressoando.


Um sorriso e um xingamento ressoam e reverberam, como um bilhete pregado na porta de geladeira, como um e-mail disparado para uma lista. Você pode iniciar um grande movimento social e criar palavras de ordem, atingir muita gente. Mas se estiver sentado ou sentada, no seu quarto, na sua casa, e pensar com muita vontade uma coisa, esse pensamento também ressoa e pode atingir alguém em cheio.


Mas é preciso entender que um gesto, ato, pensamento ou intenção só vão reverberar no meio propício, porque as ondas de ressonância só se espalham onde encontram semelhança, e não vibram em meio distinto. Onde não têm ressonância, seu impacto se parece com um baque seco, que não vibra.


Então, quando você pensa, quer ou faz alguma coisa, o meio em redor pode ser mais ou menos atingido, essa ressonância poderá ir mais perto ou mais longe, durar menos tempo ou mais tempo – ou pode nem acontecer!

O mesmo ocorre com uma pessoa, ela pode ser profundamente impressionada pelo que você diz ou faz, se ela estiver extremamente receptiva a você. Ou pode passar alheia a esta impressão. Dependendo da força da impressão, de sua personalidade e valores, ela pode até ficar profundamente tocada por pensamentos e sentimentos novos que ela irá expandir se tornando um foco de reverberação.


A receptividade dela, por sua vez, tem a ver com o campo das intenções e pensamentos dela, que se reforça nos gestos e palavras dela e reverbera os seus que ela tiver acolhido.



Depois de explicar tudo isso, eu preciso falar da impressionabilidade das crianças, que é muito maior que a dos adultos. 

E elas são assim porque suas resistências emocionais e racionais estão adormecidas, sua vontade está limitada, suas intenções ainda são imaturas, seus gestos e atos ainda não provêm de um pleno arbítrio. 

Ela fica em ligação direta com as vibrações da mãe desde a barriga, uma ligação muito forte que pode se estender ao pai, se o pai também está ligado no processo, mas que reflete a ausência dele, quando ele fica distante, desinteressado.


Enquanto for criança, a sensibilidade está superdesenvolvida. Essa sensibilidade é especialmente permeável aos gestos, atos, pensamentos e intenções dos pais, ou das pessoas que ela assumiu como pai e mãe, porque a família existe para colocar os mais novos sob a autoridade dos mais velhos, os filhos no campo de atuação dos pais, e faz isto pelo bem da renovação dos propósitos espirituais, que ocorre a cada nova existência. Para as crianças, é uma oportunidade inigualável de se refazer. Para os pais, a de permitir um rumo bonito pra aquela encarnação.


Afinal, reencarnar é ganhar uma chance nova, e uma chance só é nova se você abrir mão de velhos equívocos para encarar novas possibilidades, novas relações, novas atitudes. 

A reencarnação é via de progresso porque nela você pode abrir mão de tudo o que fez sofrer no passado, pra ser uma criatura diferente e, assim, criar um novo você.

Para esta construção, os pais e o meio terão enorme influência.


O adulto que aprende isso nunca desprezará o grande poder que seus gestos, atos, palavras e intenções têm sobre as crianças.

Calunga -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...