História Reflexiva O Filho que Voltou para Casa
(Adaptação da Parábola do Filho Pródigo – Lucas 15:11-32)
Era uma vez um homem muito bondoso que tinha dois filhos. Ele trabalhava bastante e cuidava com carinho da sua casa e da sua família.
Um dia, o filho mais novo chegou perto do pai e disse:
— Pai, eu quero a minha parte da herança agora. Quero sair e viver minha vida do meu jeito!
O pai ficou triste, mas respeitou a vontade do filho. Então, dividiu os bens e deu ao filho mais novo o que ele pediu.
Cheio de dinheiro, o jovem saiu animado, viajou para bem longe e começou a gastar tudo com festas, coisas caras e escolhas que não faziam bem.
Mas, com o tempo, o dinheiro acabou. Os “amigos” desapareceram. Ele ficou sozinho, sem ter onde dormir e com muita fome. Para sobreviver, conseguiu um trabalho cuidando de porcos.
Era um trabalho muito difícil, e ele estava tão faminto que olhou para a comida dos porcos e pensou:
— Até essa comida parece melhor do que nada…
Foi aí que ele parou para pensar:
— Na casa do meu pai, até os trabalhadores têm comida e um lugar pra dormir. Eu errei muito, mas talvez ele me deixe voltar… Mesmo que não me aceite mais como filho, posso pedir pra ser um dos empregados.
Então, com o coração arrependido e humilde, ele decidiu voltar para casa.
Quando o pai viu o filho chegando de longe, ficou tão feliz que correu ao encontro dele, abraçou forte e chorou de alegria.
O filho disse:
— Pai, eu errei. Fiz escolhas que me afastaram do que é certo. Sei que não mereço ser tratado como seu filho, mas estou arrependido e quero recomeçar.
Mas o pai nem deixou ele terminar de falar. Chamou os empregados e disse:
— Corram! Tragam roupas limpas, algo especial para ele vestir, e coloquem um anel em seu dedo, para mostrar que ele continua sendo parte da nossa família! Preparem uma grande festa, porque meu filho estava perdido e foi encontrado, estava longe e voltou para casa!
Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando chegou e ouviu a música da festa, perguntou o que estava acontecendo. Um empregado respondeu:
— Seu irmão voltou! E seu pai está muito feliz, por isso fez uma festa.
O irmão mais velho ficou bravo e não quis entrar. O pai saiu e conversou com ele, mas ele reclamou:
— Pai, eu sempre estive aqui com o senhor, obedeci tudo, e nunca teve uma festa pra mim. Mas agora esse seu filho volta, depois de tudo o que fez, e ainda ganha uma festa?
O pai respondeu com carinho:
— Meu filho, você sempre esteve comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas hoje precisamos ficar felizes, porque seu irmão aprendeu com os próprios erros, voltou para o caminho do bem e está de volta ao lar.
Mensagem para o coração das crianças:
• Jesus nos ensinou que o amor é mais forte que qualquer erro.
• Todos nós estamos aprendendo, e às vezes fazemos escolhas erradas. Mas sempre podemos reconhecer, pedir desculpas e recomeçar.
• O perdão é um gesto de amor que Jesus nos ensinou com seu exemplo.
• Assim como o pai da história, Jesus nos ensina a acolher, perdoar e ficar felizes quando alguém decide mudar para melhor.
Escolinha Espírita
Fonte: Criado no chatgpt inspirado na Parábola de Jesus O Filho Pródigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.