Sempre após as perguntas é importante ouvir as respostas, e depois complementar, o importante das aulas não é quantidade de informações, mas sim, que as crianças compreendam a mensagem.Frequentemente se fará necessário repetir, determinados assuntos, Isso será da intuição do evangelizador, conforme sentir o conhecimento e inclinações dos aluninhos.
SALA DEVE ESTAR PREPARADA
Imagens devem estar coladas no quadro para facilitar e auxiliar na lembrança da aula passada
PREPARANDO O EMOCIONAL DAS CRIANÇAS PARA INÍCIO DA AULA.
Dado horário de início, com a luz apagada fazer um relaxamento, levando mentalmente, as crianças para uma praia ou um campo e narrar as sensações ali encontradas, como por ex: a areia, a brisa, as ondas tocando os pés... Deixar sua imaginação trabalhar... Alguns minutos depois, convidar a todos para voltar à casa de caridade onde estão sendo recebidos por irmão de luz, já na salinha de aula, façam a prece de abertura.
INÍCIO DA AULA
Relembrando a aulinha anterior colar no quadro frases em forma de pergunta:
1- O que é Prece?
2- Agrada a Deus a Prece?
3- Em nossa Prece devemos agradecer a Deus por tudo que ele nos dá?
4- O que Deus nos dá que devemos agradecer?
5- Em nossa Prece devemos pedir ajuda a Deus quando temos alguma dificuldade?
6- Quando fazemos Prece Deus sempre atende ao nosso pedido?
7- Pode-se fazer Prece pelos animais?
8- A Prece torna o homem melhor?
9- Devemos fazer Prece somente quando a mamãe ou o papai manda?
10- Como dever ser a Prece para que ela chegue até Deus?
Para completar a aula
Contar a historinha : Brincadeiras
Eduardo gostava muito de ir à escola. O que será que a professora - a senhora Cleide - iria ensinar? Mal entrou na sala de aula e ela foi falando:
- Crianças, hoje vamos brincar!
A alegria foi geral.
- Prestem bastante atenção! - e começou explicando a primeira brincadeira.
Ela mostrou o apagador e o deixou sobre a mesa, pedindo que observassem bem. Depois colocou uma venda nos olhos de Eduardo, que estava Do outro lado da sala, o fez girar algumas vezes e pediu que procurasse o objeto. Que dificuldade! As outras crianças gritavam:
Está quente! Está frio! - conforme Eduardo se aproximava ou se afastava do apagador.
Até que finalmente conseguiu!
Todos quiseram enfrentar o desafio de procurar o apagador com os olhos vendados. Em seguida a senhorita Cleide afastou as cadeiras e desenhou um oito bem grande no chão.
- Vocês deverão andar sobre est linha que desenhei no chão.
Eduardo pensou:
- Ah! Esta é fácil!
Mas a professora completou:
- Com um pé só!
Foi uma confusão! Quase todos perderam o equilíbrio e caíram. Risadas e reclamações se misturavam no ar:
Então a senhorita Cleide deu uma bala a cada um e disse:
- para desembrulhá-la vocês só podem usar uma das mãos.
Que algazarra! Alguns, impacientes diziam:
- Não consigo! Professora!
No final da aula a senhorita Cleide perguntou o que haviam achado das brincadeiras. Todos gostarM, mas alguns observaram:
- Foi difícil andar sobre a linha pulando num pé só!
- É! E procurar o apagador de olhos fechados também! - diziam outros.
- Eu não consegui desembrulhar a bala usando só uma das mãos - queixou-se Eduardo.
Então a professora concluiu:
- Sentiram como nossos olhos são importantes e bons! E ter duas pernas para caminhar, duas mãos para desembrulhar balas...
As crianças ouviram atentas. A senhora Cleide perguntou:
- Quem nos deu olhos, pernas, mãos?
- DEUS!!! - responderam em coro.
- Nada mais justo do que agradecer a Ele por tudo, não é? Vamos dizer-Lhe isso numa Prece:
Muito obrigado Deus querido, por nossos olhos, por nossas mãos e pernas.
Eduardo chegou em casa faminto. lavou as mãos e sentou-se à mesa para comer. Ao pegar os talheres murmurou baixinho:
- Muito obrigado, Deus bondoso, pelas minhas mãos!
ATIVIDADE : DESENHO LIVRE.
Autor desconhecido
Extraído da apostila Evangelização infanto-juvenil - jardim C - ed Aliança.
Aula ministra na Casa da Prece Jesus nos Guie
Elaine Saes
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FAÇAMOS AOS OUTROS O QUE QUEREMOS QUE OS OUTROS NOS FAÇAM - aula V
Minhas aulinhas não terão faixa etária, a linguagem deverá ser adaptada às crianças que estiverem em sala,o importante deverá ser a mensagem transmitida sobre o tema proposto.
Sempre após as perguntas é importante ouvir as respostas, e depois complementar, o importante das aulas não é quantidade de informações, mas sim, que as crianças compreendam a mensagem. Frequentemente se fará necessário repetir, determinados assuntos, Isso será da intuição do evangelizador, conforme sentir o conhecimento e inclinações dos aluninhos.
Nessa aula estou me inspirando no método do filósofo Sócrates, a dialética, ele dizia que nada sabia, ensinava perguntando, levando seus discípulos a encontrarem as respostas. Acho muito interessante, estimular o raciocínio nesse mundo de imagens.
SALA DEVE ESTAR PREPARADA
Imagens devem estar coladas no quadro para facilitar e auxiliar na lembrança da aula passada
PREPARANDO O EMOCIONAL DAS CRIANÇAS PARA INÍCIO DA AULA.
Dado horário de início, com a luz apagada fazer um relaxamento, levando mentalmente, as crianças para uma praia ou um campo e narrar as sensações ali encontradas, como por ex: a areia, a brisa, as ondas tocando os pés... Deixar sua imaginação trabalhar... Alguns minutos depois, convidar a todos para voltar à casa de caridade onde estão sendo recebidos por irmão de luz, já na salinha de aula, façam a prece de abertura.
INÍCIO DA AULA
-No caminho de casa até aqui na casa da caridade fiquei olhando as ruas, as pessoas, as casas o céu...comecei a pensar... E se não existisse DEUS, como seria? ( deixar cada criança expor sua opinião, assim conseguimos perceber seu grau de entendimento.)
Nada existiria? Por que?
- Sim, nada existiria, porque foi DEUS quem criou tudo que há no Ceu e na Terra.
Tudo é tão belo na natureza o mar, o céu, o sol, as nuvens, as cachoeiras, os pássaros, as flores os frutos, nós. Tudo é tão perfeito. Porque?
- Porque foi Deus que criou, Deus é perfeito então suas criações são perfeitas.
Porque a natureza é tão feliz?
- Porque a natureza faz tudo direitinho como Deus assim o quer.
Lá em casa o que é preciso para que tudo esteja bem? Para que não haja discussões e tristezas?
- Ordem, obediência, deveres realizados, (isso significa disciplina), respeito.
Porque quando assisto os noticiários na TV vejo que há tanta violência ?
-Porque somos filhos desobedientes ao PAI.
Será que existe alguma forma mágica para saber se estou obedecendo a Deus?
-Sim! É só você se fazer uma pergunta.
O que estou fazendo ao outro eu gostaria que me fizesse?
a minhaconsciência irá me dizer se estou certo ou não.
Vamos dar exemplos....
O que me fazem que não gosto?
O que eu poderia fazer ao outro que gostaria que ele me fizesse?